domingo, 11 de setembro de 2011

DIGA NÃO, SÓ PRA VARIAR...



Umas das melhores descobertas de todos os tempos na minha vida foi a palavra NÃO. Isto porque eu sempre  fui daquelas pessoas que dizem SIM a tudo e atendia a todos os pedidos! Tipo jumento de carga mesmo, pra falar bem abertamente. E lógico, onde tem barranco tem alguém para se encostar nele né!! Quem não quer uma faz-tudo de plantão, pronta para ajudar sem questionar? Pois é, só que isto ao longo dos anos me rendeu umas coisinhas básicas do tipo: gastrite, mau-humor, enxaqueca e por aí vai. Até um dia que ouvi de uma amiga o seguinte:"aqui, mas exatamente por que você faz TUDOOOO que te pedem?" E eu fiquei lá com aquela cara de tacho, sem saber a resposta...

Daí incorporei a palavra NÃO ao meu dia a dia. Posso falar? Nada fácil dizer não e negar pedidos, ainda mais quando vem de pessoas queridas. E quero deixar claro que estou incluindo aqui convites também, porque gente, tem dias em que eu NÃO quero colocar o pezinho na rua, quero ficar em casa! E isto é algo totalmente mau visto pela maior parte das pessoas. Então comecei a ficar mais seletiva. Ia a alguns eventos e a outros não, levando em consideração: vontade de ir, relevância da minha presença, disposição para enfrentar um trânsito cada dia mais caótico...

Foi aí que experimentei algo INÉDITO pra mim... Ser dona do meu rumo!! Daí virei uma compulsiva do NÃO, aquela coisa de "quem nunca comeu melado quando come se lambuza" hahaha. Era NÃO pra tudo e todos a qualquer momento!! Fiquei louca e respondia reflexivamente: NÃO, VOU NÃO, QUERO NÃOOOO!!! Parecia aquela música idiota do cara que não quer não, porque a muié num deixa não!

E novamente percebi um desequilíbrio e tive que encontrar um eixo! Hoje já estou mais tranquila e indo ao que dá (ou quero) e não sentindo nem um pingo de culpa em deixar de ir/fazer coisas que não estou com vontade. SIMPLES ASSIM!!!

Receitinha básica de sobrevivência num mundo estressante: só faça o que te deixar minimamente contente, feliz. Se for para ir e ficar com cara de poucos amigos, por favor, POUPE as pessoas!! Ninguém merece alguém chato e emburrado por estar "obrigado" em algum lugar...

Experimentem: vale a pena dizer NÃO só pra variar!!! E garanto que isto não é ser egoísta, é simplesmente ser LIVRE para escolher...


Bjos a todos e que venha mais uma semana! Fôlego minha gente!

3 comentários:

Jéssica disse...

Ixiii.. palavrinha mais complicada de ser dita viu?! Mas, com mto esforço eu tenho aprendido a usá-la... Principalmente no trabalho.. Se ñ, jah viu neh?! Rs!! Bjs linda!!

Bárbara Saldanha disse...

Difícil mesmo, mas aos poucos vamos dissernindo o que é realmente importante e que sempre vale a pena fazer um sacrifício do que não compensa ser feito (dito) naquele momento. Beijo.

Patrícia disse...

É isto aí meninas, só praticando que se aprende hahaha. Bjim